sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jogos e Calculadoras nas aulas de Matemática

Trabalhar de maneira diversificada é muito bom e interessante, pois desperta o interesse dos alunos fazendo com que eles aprendam de maneira divertida o conteúdo. Mas, por um lado tem que ter um planejamento com objetivos claros para não perder o foco do jogo ou do uso da tecnologia, seja calculadora ou até mesmo de um computador na utilização de software de acordo com o assunto aplicado. O computador apesar de ser uma máquina que desperta o interesse dos alunos, tem que ser bem trabalhada, pois, se não o planejamento realizado para atingir o objetivo que é fazer o educando aprender, não será alcançado e o professor terá que procurar outra maneira para que o aluno aprenda.
É muito bom trabalhar com novas opções de metodologias de ensino, mas não podemos esquecer que nem todos os alunos têm acesso pelo menos a uma calculadora e muito menos a um computador. Por isso qualquer alternativa mais simples que ela parece, pode ser enriquecida e aproveitada para transmitir os conteúdos aos alunos. Um simples projeto pode se transformar num grande projeto e explorar não apenas uma disciplinar, mas várias disciplinas ao mesmo tempo. Assim como jogo de varetas que podemos trabalhar a multiplicação ou um bingo que podemos trabalhar qualquer conteúdo para melhorar na assimilação do mesmo de maneira objetiva.
A escolha dos jogos a serem utilizados é importante, pois se irão usar dois jogos, um tem que completar o outro para poder atingir o objetivo que é a assimilação do conteúdo trabalhado. Os softwares que podem ser trabalhados em laboratório de informática têm que ser primeiro explorado pelo professor para depois ser trabalhado com os alunos, por causa das dúvidas que podem surgir e situações que podem levar o programa ao erro, se ele não atende a todas as resoluções. A máquina de calcular é uma opção ótima de trabalhar com os alunos, mas precisa ser definido o seu uso na sala de aula, pois pode acostumar mal o aluno e não terá o resultado esperado.
Uma boa alternativa é adaptar um jogo que os alunos gostam para trabalhar o maior número de conteúdos estudados durante o ano, e procurar mostrar que a matemática e as outras disciplinas são utilizadas no nosso cotidiano e que todas são importantes para o crescimento intelectual e profissional do homem.
Na verdade as metodologias que iremos trabalhar na sala com os alunos têm que ser planejada de acordo com a clientela escolar, programando o tempo e a maneira de desenvolver o jogo, as resoluções de problemas e até as novas tecnologias. Sendo desenvolvido individualmente, em dupla ou grupo, e principalmente se estão atingindo o objetivo que é a assimilação do conteúdo estudado e conseguir interagir entre eles mesmos o conhecimento adquirido.
Assim, pensasse ser possível uma aprendizagem significativa e a melhor aceitação da disciplina de matemática nos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário