sábado, 23 de outubro de 2010

A matemática faz parte de nossa vida

           É muito comum os alunos reclamarem dos assuntos de matemática, por sentirem dificuldades em aprender e questionar porque devem estudar se não iram utilizar os conteúdos.
            Na verdade, a grande maioria não percebe que a Matemática esta no nosso dia-a-dia e que há utilizamos o tempo todo. Poderia ficar várias aulas citando e explicando aonde encontramos a matemática e que o surgimento da mesma foi pela necessidade do próprio homem.
            Através dos números, adquirimos e aperfeiçoamos muitas coisas, pois sem ele, não saberíamos contar e utilizar nosso dinheiro, não teria facilidade para verificar o peso de nossos alimentos, saber o número de habilitantes de uma cidade, utilizar novas tecnologias como, computador e aparelhos de celular.
            Na verdade a Matemática esta presente em todas as disciplinas, explicitamente ou não, assim como a Língua Portuguesa. Na física, para se calcular a velocidade média de um automóvel; na química, no balanceamento da equação de uma reação química; na história, anos e séculos em que ocorreram os fatos históricos; na geografia, o censo 2010 que esta sendo realizado em todo Brasil, coleta dados que serão transformados em números e depois em gráficos e assim por diante.
            A Matemática esta em todo lugar, e não deveria ser tão discriminada pelos alunos, pois é muito chato você escutar do aluno que não gosta da matéria, sem ao menos tentar aprender a mesma. Para se aprender é preciso estudar, para estudar é preciso ter vontade de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário