quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A História da Matemática ou da Fisica podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem

            É consenso de toda sociedade diretamente envolvida no processo educacional que as normas e os procedimentos individuais das diferentes práticas escolares já não atingem em sua totalidade os objetivos propostos, e a função da escola de forma cidadãos para viver e conviver numa sociedade cada vez mais complexa torna-se mais difícil.
            Desta forma o processo de ensino e aprendizagem deve estar relacionado para a realidade local e o regional do aluno (senso comum), onde os conteúdos seriam trabalhos de forma a proporcionar uma melhor compreensão dos temas.
            Observando a prática do Ensino da Matemática e da Física, de alguns professores, pude realizar uma reflexão sobre a realidade do ensino da matemática e da física. De que forma esta sendo realizada a prática dessas disciplinas, pelos educadores que estão atuando nas escolas de ensino fundamental e médio em nosso país?
            Devemos procurar observar onde esta o erro para poder corrigi-lo e debater com os outros profissionais que atuam nesta área, buscando conscientizar o educador que já leciona como também aqueles que estarão futuramente habilitados para lecionar estas disciplinas, no intuito de melhorar e pesquisar novas formas de transmitir o conteúdo para o educando, pois, é conhecimento da maioria que as duas disciplinas podem ser trabalhas juntas, já que ambas estão relacionadas com o cotidiano do individuo.
            Dentre as práticas de ensino, a História da Matemática e da Física e a Etnomatemática são as menos utilizadas pelo professores, pois a maioria prefere usar Jogos e Resolução de Problemas que é mais fácil de trabalhar e de adaptar ao conteúdo que será ensinado, deixando muitas das vezes a desejar e não atingindo o objetivo proposto.
            Podemos trabalhar a História da Matemática em muitos assuntos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio, onde podemos trabalhar, por exemplo, o conteúdo de Geometria através da história, com problemas e exercícios, relatando a história de alguns matemáticos, que através de seus estudos e dedicação contribuíram muito com a ciência.
            A utilização da História nos conteúdos de Matemática a Física teve ser associado com a matéria, selecionando itens importantes e de relevância que iram contribuir no aprendizado do aluno, fazendo com que ele se interesse mais pela disciplina de maneira divertida, e estimulando sua curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário